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O SAGRADO (Parte 1)
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O SAGRADO (Parte 1)
O SAGRADO
O QUE É O SAGRADO?
O QUE É O SAGRADO?
O sagrado é uma experiência da presença de uma potência ou de uma força sobrenatural que habita algum ser – planta, animal, humano, coisas, ventos, água, fogo. Essa potência é tanto um poder que pertence propriamente ao ser, quanto algo que ele pode possuir e perder, não ter e adquirir.
Nas palavras de Mircea Eliade em seu livro O Sagrado e o Profano, a primeira definição, ou talvez, a única coisa que de fato que possa ser afirmada a respeito do sagrado, é que ele é o oposto do profano, sendo que para o fenômeno religioso o sagrado é a vida religiosa e o profano a vida secular e essa oposição entre sagrado e profano traduz-se, muitas vezes, como oposição entre o real e o irreal
O sagrado sempre encanta o mundo, através de suas hierofanias, que são as manifestações de força e poder inteiramente diferente das realidades ‘naturais’, esse encantamento pode gerar tanto medo como admiração e nesse processo surge o sentimento religioso e a experiência da religião.
Para Rudolf Otto no clássico livro O Sagrado nos dá sua percepção sobre o assombro de tentar, através da experiência religiosa, entrar em contato com o Sagrado.
“...sendo um arrepio místico, desencadeando como efeito colateral na autopercepção o sentimento de criatura a sensação da própria nulidade, de submergir diante do formidável e arrepiante objetivamente experimentado no receio.’” (Otto Rudolf – O sagrado. p49).
Nas palavras de Mircea Eliade em seu livro O Sagrado e o Profano, a primeira definição, ou talvez, a única coisa que de fato que possa ser afirmada a respeito do sagrado, é que ele é o oposto do profano, sendo que para o fenômeno religioso o sagrado é a vida religiosa e o profano a vida secular e essa oposição entre sagrado e profano traduz-se, muitas vezes, como oposição entre o real e o irreal
O sagrado sempre encanta o mundo, através de suas hierofanias, que são as manifestações de força e poder inteiramente diferente das realidades ‘naturais’, esse encantamento pode gerar tanto medo como admiração e nesse processo surge o sentimento religioso e a experiência da religião.
Para Rudolf Otto no clássico livro O Sagrado nos dá sua percepção sobre o assombro de tentar, através da experiência religiosa, entrar em contato com o Sagrado.
“...sendo um arrepio místico, desencadeando como efeito colateral na autopercepção o sentimento de criatura a sensação da própria nulidade, de submergir diante do formidável e arrepiante objetivamente experimentado no receio.’” (Otto Rudolf – O sagrado. p49).
Almir Lima- Mensagens : 1
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Continuação
RELIGIÃO UMA BUSCA PELO SAGRADO
A palavra religião vem do latim: religio, formada pelo prefixo re (outra vez, de novo) e o verbo ligare (ligar, unir, vincular). A religião é um vínculo. Quais as partes vinculadas? O mundo profano e o mundo sagrado, isto é, a Natureza (água, fogo, ar, animais, plantas, astros, metais, terra, humanos) e as divindades que habitam a Natureza ou um lugar separado da Natureza.
Essa definição engloba necessariamente qualquer forma de aspecto místico e religioso, abrangendo seitas, mitologias e quaisquer outras doutrinas ou formas de pensamento que tenham como característica fundamental um conteúdo Metafísico, ou seja, de além do mundo físico.
PRESENÇA DA RELIGIÃO EM TODA A CULTURA HUMANA
Não há registro em qualquer estudo por parte da História, Antropologia, Sociologia ou qualquer outra "ciência" social, de um grupamento humano em qualquer época que não tenha professado algum tipo de crença religiosa. As religiões são então um fenômeno inerente a cultura humana, assim como as artes e técnicas.
Grande parte de todos os movimentos humanos significativos tiveram a religião como impulsor, diversas guerras, tiveram legitimação religiosa, estruturas sociais foram definidas com base em religiões e grande parte do conhecimento científico, "filosófico" e artístico tiveram como vetores os grupos religiosos, que durante a maior parte da história da humanidade estiveram vinculados ao poder político e social. A Religião é parte integrante e inseparável da cultura humana, é muito provavelmente sempre continuará sendo.
Bibliografia:
Chauí, Marilena– Convite à Filosofia, Ed. Ática, São Paulo, 2000.
Otto Rudolf – O Sagrado, Petrópolis, Vozes 2007
Alves, Rubem Azevedo – O que é Religião, Abril Cultura, Brasiliense, 1984
Eliade, Mircea – O Sagrado e o Profano, Martins Fontes, 1992
Marcos Valerio – Site: www.xr.pro.br
A palavra religião vem do latim: religio, formada pelo prefixo re (outra vez, de novo) e o verbo ligare (ligar, unir, vincular). A religião é um vínculo. Quais as partes vinculadas? O mundo profano e o mundo sagrado, isto é, a Natureza (água, fogo, ar, animais, plantas, astros, metais, terra, humanos) e as divindades que habitam a Natureza ou um lugar separado da Natureza.
Essa definição engloba necessariamente qualquer forma de aspecto místico e religioso, abrangendo seitas, mitologias e quaisquer outras doutrinas ou formas de pensamento que tenham como característica fundamental um conteúdo Metafísico, ou seja, de além do mundo físico.
PRESENÇA DA RELIGIÃO EM TODA A CULTURA HUMANA
Não há registro em qualquer estudo por parte da História, Antropologia, Sociologia ou qualquer outra "ciência" social, de um grupamento humano em qualquer época que não tenha professado algum tipo de crença religiosa. As religiões são então um fenômeno inerente a cultura humana, assim como as artes e técnicas.
Grande parte de todos os movimentos humanos significativos tiveram a religião como impulsor, diversas guerras, tiveram legitimação religiosa, estruturas sociais foram definidas com base em religiões e grande parte do conhecimento científico, "filosófico" e artístico tiveram como vetores os grupos religiosos, que durante a maior parte da história da humanidade estiveram vinculados ao poder político e social. A Religião é parte integrante e inseparável da cultura humana, é muito provavelmente sempre continuará sendo.
Bibliografia:
Chauí, Marilena– Convite à Filosofia, Ed. Ática, São Paulo, 2000.
Otto Rudolf – O Sagrado, Petrópolis, Vozes 2007
Alves, Rubem Azevedo – O que é Religião, Abril Cultura, Brasiliense, 1984
Eliade, Mircea – O Sagrado e o Profano, Martins Fontes, 1992
Marcos Valerio – Site: www.xr.pro.br
comentário sobre o text: Sagrado
Kalleu adimiro a iniciativa de publicar textos referentes a temas bastante reflexivos, portanto, isso deve ter todo um cuidado vc está publicando textos de outras pessoas como se fosse seu.Seria muito bom que já começasse a produzir seus próprios textos, isso siim seria muito significativo.
foi apenas uma dica, blz?
Willames Frank
foi apenas uma dica, blz?
Willames Frank
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